Hafiz




HAFIZ




Quanto mais perto chego de você, Amado,
mais consigo ver que somos apenas Você e eu neste Mundo.

Escuto baterem na minha porta, 
quem mais poderia ser?

Então corro para abrir sem pentear meus cabelos. 

Por noites de mais tenho implorado pelo Seu retorno; 

de que serve a vaidade a esta hora da noite, 

nesta estação divina que chegou a mim aqui de joelhos? 

Se Suas cartas de amor são verdadeiras, querido Deus, 

Irei me render àquele que Você continua dizendo que Eu Sou.  


Hafiz






"A Terra morreria,
Se o sol parasse de beijá-la." 

 Hafiz
Foto: "A Terra morreria,
Se o sol parasse de beijá-la." 
~ Hafiz


Uma raiz Uma raiz em cada ato e criatura

Os olhos do sol estão pintando campos novamente.
Suas chicotadas com golpes precisos
são arrebatadoras através da terra.

Uma grande paleta de luz abraçou esta terra.

Hafiz, se apenas um pouco de argila e água
Misturados na tigela Dele
Pode produzir tais requintados aromas, vistas,
Músicas e formas rodopiantes,

Que maravilhas indizíveis devem aguardar com
O começo da revelação
Do infinito número de pétalas
Que é a alma.

Que emoção irá renovar o seu corpo
Quando todos começarmos a ver
Que o coração Dele reside em Tudo?

Deus tem uma raiz em cada ato e criatura
das quais Ele extrai sua misteriosa vida Divina.

Os olhos Dele estão pintando campos novamente.

O amado com Suas próprias mãos está cuidando,
Emergindo como uma criança preciosa,
Ele mesmo em você.

Hafiz

A lua começa a cantar
Quando todos estão adormecidos,
Os planetas jogam sobre seus ombros
Um manto brilhante e rodopiam
Para perto dela.

Uma vez perguntei para a lua:
“Por que você e seus doces amigos
Não se apresentam assim tão romanticamente
Para uma platéia maior?”

E o coro do céu inteiro ressoou:

"O preço da entrada para ver os trovadores sublimes
Falarem de amor
É acessível apenas àqueles
Que não se exauriram
Dividindo Deus o dia todo
E por isso precisam de descanso.

Os violinistas emocionados da Taverna
Que estão empoleirados no telhado
Não querem que suas notas invadam
Os ouvidos onde um contabilista vive
Com um lápis afiado guardando anotações
Das palavras que os outros em sua grande tristeza
Ou raiva podem ter dito a você.”

Hafiz sabe:

O sol permanecerá como seu melhor homem
E irá assobiar
Quando você tiver encontrado a coragem
De casar-se com o perdão.

Quando você tiver encontrado a coragem
De casar-se com o Amor.
______________________________________


Por que se abster do amor
Quando sua alma, como um lindo cisne da neve,
Irá abandonar esse acampamento de verão?

Por que abster-se da felicidade
Quando seu coração,
Como um leão experiente à espreita,
Está se aproximando
E algum dia verá
Que a presa divina
Está Sempre Perto.

Mesmo depois de todo este tempo
O Sol nunca diz à Terra:
"Estás em divida comigo."
Vejam o que acontece com um amor como este,
Ilumina todo o céu.
ESCRITO POR HAFIZ


Amor é a pira funerária

Amor é a pira funerária
Onde eu larguei o meu corpo.

Todas as falsas noções de mim próprio
Que outrora me troxeram medo, dor,

Transformaram-se em cinzas
Assim que me aproximei de Deus.

O que se ergueu da emaranhada teia
De pensamentos e esforços,

Agora brilha com júbilo
Através dos olhos dos anjos,

E grita das entranhas
Da própria existência.

Amor é a pira funerária
Onde o coração deve largar o seu corpo.
ESCRITO POR HAFIZ
Mesmo depois de todo este tempo

Mesmo depois de todo este tempo
O Sol nunca diz à Terra:
"Estás em divida comigo."
Vejam o que acontece com um amor como este,
Ilumina todo o céu.
ESCRITO POR HAFIZ
Aprendi tanto com Deus

Aprendi tanto com Deus
Que não posso mais chamar-me
Cristão, Hindu, Muçulmano, Budista ou Judeu.
A Verdade partilhou tanto comigo sobre Ela mesma
Que não posso mais chamar-me
Homem, mulher, anjo ou mesmo Alma pura.
O Amor uniu-se a Hafiz tão completamente
Que reduziu a cinzas e libertou-me
De todos os conceitos e imagens
Que a minha mente alguma vez conheceu.
ESCRITO POR HAFIZ
Resista a sua tentação de mentir

Resista a sua tentação de mentir
falando da sua separação de Deus,
Senão teremos que medicá-lo.

No oceano acontece muita coisa abaixo de seus olhos.
Ouça, eles têm clínicas lá também
para os loucos que persistem em dizer coisas como:

 “Sou independente do Mar,
Deus não está sempre por aqui
gentilmente se apertando contra meu corpo.”

Mesmo depois de todo este tempo
O Sol nunca diz à Terra:
"Estás em divida comigo."
Vejam o que acontece com um amor como este,
Ilumina todo o céu.
ESCRITO POR HAFIZ
Às vezes eu digo para um poema

Às vezes eu digo para um poema

“Agora não, você não vê que estou tomando banho?”

Mas o poema não me dá ouvidos e ironiza:

“Muito mal Hafiz,
não fique preguiçoso.
Você prometeu para Deus que ajudaria
E Ele acabou de aparecer com essa nova melodia.”

 Às vezes eu digo para um poema:

“Não tenho forças para torcer mais uma gota do Sol.”

 E o poema geralmente responde subindo na mesa da taberna,
levantando sua saia, dando uma piscadela
Fazendo com que o céu todo venha abaixo.
ESCRITO POR HAFIZ
Aconteceu a noite passada

Aconteceu a noite passada

O amor arrebatou a si mesmo;
Borrifou meus cérebros pelo céu.

 Imagino agora por eras
 que algo de Hafiz
 Parecerá cair do céu
como estrelas cadentes
ESCRITO POR HAFIZ



Hafiz - Cinco Poemas


Todos talentos de Deus estão dentro de você.

Como poderia ser diferente,
uma vez que sua alma
derivou dos genes Dele!

  Eu amo esta expressão:

 “Todos os talentos de Deus estão dentro de você.”

Às vezes Hafiz não consegue fazer nada senão aplaudir
 Certas palavras que surgem de minhas profundezas
como a fragrância do corpo de uma amante.

 Segure este livro perto do seu coração
 pois ele contém segredos maravilhosos.

 ________________________


Aconteceu a noite passada:

O amor arrebatou a si mesmo;
Borrifou meus cérebros pelo céu.

 Imagino agora por eras
 que algo de Hafiz
 Parecerá cair do céu
como estrelas cadentes

______________________________

Às vezes eu digo para um poema:

“Agora não, você não vê que estou tomando banho?”

Mas o poema não me dá ouvidos e ironiza:

“Muito mal Hafiz,
não fique preguiçoso.
Você prometeu para Deus que ajudaria
E Ele acabou de aparecer com essa nova melodia.”

 Às vezes eu digo para um poema:

“Não tenho forças para torcer mais uma gota do Sol.”

 E o poema geralmente responde subindo na mesa da taberna,
levantando sua saia, dando uma piscadela
Fazendo com que o céu todo venha abaixo.
 _____________________________


Resista a sua tentação de mentir
falando da sua separação de Deus,
Senão teremos que medicá-lo.

No oceano acontece muita coisa abaixo de seus olhos.
Ouça, eles têm clínicas lá também
para os loucos que persistem em dizer coisas como:

 “Sou independente do Mar,
Deus não está sempre por aqui
gentilmente se apertando contra meu corpo.”

____________________________________

Viajante,

Somos como dois copos de água
que Deus despejou em um jarro.

 Sou um com você completamente.

É claro que quaisquer sonhos que você tenha deste mundo
eu também posso dizer que são meus.

É estranho mas é verdade:
 a “água” pode dormir.

 Quando você despertar, querido,
não fique assustado,
estaremos girando uma corda ao redor de Maomé,
assistindo o sol divertidamente rir e pular
no meio de nossa inacreditável União divina





Aprende com a conchinha dos mares a amar o teu inimigo e a encher de pérolas a mão que te faz mal. Não sejas menos generoso que o duro rochedo; faze resplandecer de pedras preciosas o braço que te rompe os flancos. Vês lá embaixo aquela árvore alvejada por uma chuva de pedras? Sobre os que a apedrejam caem somente frutos deliciosos ou flores perfumadas. Clama-nos a voz da natureza inteira: será o homem o único ser que se recusa a curar a mão que se feriu, ferindo-o? A abençoar aquele que o ultraja?
 Fonte: Otimismo e Sabedoria - 
Esteban Santa Cruz - Edicel. 



O homem puro não deve censurar aqueles que amam o vinho; os pecados alheios não serão levados à tua conta. Cada um colherá o que tiver semeado.

Plante de modo que seu próprio coração possa crescer. Cante, cante porque este é o alimento que nosso mundo tanto necessita. E ria, ria porque este é o mais puro de todos os sons. Você acha estranho Hafiz dizer: "Amo todas as igrejas, mesquitas, templos ou qualquer tipo de santuário. Eu sei que lá está o Deus único, embora tenha diferentes nomes".


HAFIZ (Khwaja Hafiz) - Poeta lírico sufi persa - 1325-1390. 












Nenhum comentário: