Yogananda - O Bem Amado

O Bem-amado            
       

"Venho para falar Dele a todos,
De como guardá-lo no peito 
E da disciplina que atrai Sua graça.

A ti, que me pediste
Guiar-te à presença do meu Bem-amado, 
Com minha silenciosa mente te advertirei, 
Ou falarei contigo, através de um doce e expressivo olhar, 
Sussurrarei baixinho com a voz do meu amor, 
Ou te alertarei em voz alta quando te afastares Dele.

Mas quando eu me tornar apenas uma lembrança, 
Ou imagem mental, ou voz silenciosa, 
Quando nenhum apelo terrestre revelar 
Meu paradeiro no espaço insondável, 
Quando nenhuma leve súplica ou ordem severa 
Trouxer de mim uma resposta, 
Sorrirei na tua mente quando estiveres certo, 
E quando errares, chorarei através de meus olhos, 
Fitando-te veladamente na escuridão.

E chorarei através de teus olhos talvez;
E murmurarei através de tua consciência, 
E raciocinarei contigo usando da tua razão, 
E amarei todos através do teu amor.

Quando não mais puderes me falar, 
Lê meus "Sussurros da Eternidade"; 
Por meio deles, falarei contigo eternamente.
Incógnito, andarei a teu lado 
Protegendo-te com braços invisíveis. 

E assim que conheceres o meu Bem-amado 
E ouvires a Sua voz no silêncio, 
Reconhecer-me-ás novamente, mais tangível 
Do que me conheceste na Terra.

Mas quando eu for somente um sonho para ti, 
Voltarei para te lembrar que também não passas 
De um sonho do meu Bem-amado Celestial.
E quando souberes que és um sonho, como agora eu sei, 
Estaremos despertos Nele para sempre."
Paramahansa Yogananda em Meditações Metafísicas

Prática da Presença de Deus - Yogananda


"Certa vez, quando estava meditando, ouvi Sua voz sussurrando: "Tu dizes que Eu estou distante, mas é porque não te interiorizas. É por isso que dizes que estou longe. Eu estou sempre aqui. Espia o teu interior e Me verás. Estou sempre aqui, pronto para te saudar."

Quando meditares, mergulha tua mente em Deus. E quando estiveres trabalhando faze-o com todo o coração. Mas assim que terminares, põe tua mente no Senhor.

Quando aprenderes a praticar a Presença de Deus em todos osmomentos em que estiveres livre para pensar Nele, então, mesmo no meio dotrabalho, estarás consciente da comunhão divina.
Por onde quer que a tua mente perambule no labirinto das miríades de pensamentos mundanos, pacientemente leva-a de volta à lembrança do Deus interno. Com o tempo tu O acharás sempre contigo - um Deus que fala contigo na tua própria linguagem, um Deus que te observa de cada flor ou folha de grama. E então dirás: "Sou livre! Estou vestido com o manto diáfano do Espírito; estou voando da terra ao céu nas asas de luz". E que alegria consumirá o teu ser!

Deus é acessível. Falando com Ele e ouvindo Suas palavras nas Escrituras, pensando Nele, sentindo Sua presença na meditação, verás que gradualmente o irreal se torna real e o mundo que te parece real será percebido como irreal. Não há alegria igual a esta percepção.
Embora eu esteja planejando e fazendo coisas neste mundo, tudo tem por objetivo agradar o Senhor. Eu me ponho à prova, mesmo trabalhando, murmuro interiormente: "Onde estás, Senhor ?" e o mundo inteiro se transforma. Nãoexiste nada mais além de uma grande Luz e eu sou uma pequena bolha naquele Oceano de Luz. Tal é a alegria da existência em Deus.
Como é fácil preencher o dia com tolices e como é difícil ocupá-lo com atividades e pensamentos que valham a pena. Contudo, Deus não está muito interessado no que estamos fazendo, mas no que estamos pensando. Cada um tem umadificuldade diferente, no entanto Deus não aceita desculpas.

Ele quer que a mente do devoto esteja absorta Nele, apesar de quaisquer circunstâncias adversas.
Reze a Ele: "Senhor, Tu és o Mestre da criação, por isto eu venho a Ti. Não desistirei jamais, até que fales comigo e me faças perceber a Tua presença. Não viverei sem Ti."
Não pode haver desculpas para não pensar em Deus. Dia e noite, sussurrando por trás dos pensamentos, Deus ! Deus ! Deus !... Quer estejas lavando pratos, cavando uma valeta, trabalhando num escritório ou num jardim - qualquer que seja a tua atividade - diz internamente: "Senhor, manifesta-Te a mim! Tu estás aqui mesmo. Tu estás no sol. Tu estás na relva. Tu estás na água. Tu estás nesta sala. Tu estás no meu coração".
Qualquer que seja a direção em que gires uma bússola, seu ponteiro indicará sempre o norte. Assim é o verdadeiro yogue. Ele pode estar imerso em muitas atividades, mas a sua mente está sempre no Senhor. Seu coração canta sempre: "Meu Deus, meu Deus, o mais querido de todos!".

Quando vires um lindo por do sol, pensa contigo mesmo: "É Deus pintando o céu".Ao fitar o rosto de cada pessoa que encontrares pensa interiormente: "É Deus que assumiu esta forma". Aplica esta linha de pensamento a todas as experiências: "O sangue no meu corpo é Deus, a razão na minha mente é Deus, o amor em meu coração é Deus, tudo o que existe é Deus".
Meditando com Paramahansa Yogananda

Amor Divino - Yogananda


"Assim, Ele te responda ou não
continua chamando-O
Chamando-O sempre na morada
da oração constante.

Assim, acuda ou não a ti
confia que Ele está a sua volta
cada vez mais,
respondendo a cada chamada de teu coração.

Assim, Ele te responda ou não
continua implorando-lhe
Mesmo que não te responda da maneira que espera,
confia sempre, que de maneira sutil
receberás sua resposta.

Na obscuridade das orações mais profundas
tenha certeza de que Ele está jogando
contigo de esconde esconde.

Se continua chamando-O
no meio da dança da vida,
na enfermidade e na morte,
sem deixar se abater por seu aparente silencio,
receberás Sua resposta."

Faz com que seu amor brilhe para sempre no santuário da divina devoção e possa despertar o amor divino em todos os corações.
Com um coração cheio de saudade, com uma mente plena de ardor e com todo o fervor da minha alma, deposito aos pés da sua onipresença todas as flores de devoção.
Oh Espírito, no templo da natureza te adoro como beleza e inteligência.
No templo da atividade te venero como poder, como paz e eternidade no silêncio interior.

Me inclino diante o Cristo que se encontra tanto nos templos de todos os meus irmãos, os seres humanos, como no templo de tudo o que vive e respira.
Ensina-me ó Pai, a sentir que Tu és o poder que existe no fundo de toda riqueza e o verdadeiro valor de todas coisas.
Ao encontrar-Te primeiramente, encontrarei a Ti em todos os demais.
Deus é Paz.
Entrego-me a paz infinita que reina em meu interior.
Deus é a bem-aventurança sempre renovada na meditação.
Entrego-me ao grande amor que existe em meu interior.

Ensina-me a tomar consciência de que Tu és o poder que me mantem vivo e próspero, e que me impulsiona na busca da verdade.
Sou uma chama do infinito, e não somente carne e ossos.
Sou luz."
Paramahasa Yogananda em Meditaciones Metafísicas

Nenhum comentário: