Rumi - O Amado

Os seus escritos exalam aquele perfume espiritual que só o coração reconhece.
 Para ele, Deus não era apenas o Senhor, mas “O Amado”.
 Ler os seus lindos poemas cheios de amor pelo Eterno 
é uma honra e uma inspiração
.Nota de Wagner Borges:

Mevlana Rumi:



O amor faz o oceano ferver como um caldeirão, 
O amor reduz as montanhas a poeira, 
O amor quebra os céus em uma centena de pedaços, 
E mesmo sem saber disso, 
O amor faz a terra tremer. 
Deus disse, "Se não fosse por puro amor, 
Como poderia ter criado esse mundo? 
Eu trouxe tudo à existência 
Todo caminho que ascende a mais alta das esferas, 
Para que você pudesse conhecer a glória do amor".

Não pense. 
Não se perca em seus pensamentos. 
Seus pensamentos são um véu sobre a face da lua. 
Esta lua é o seu coração, 
e são os pensamentos que o mantém coberto. 
Então deixe-os ir. 
Apenas deixe-os cair na água.

Sem amor 
toda a adoração é um fardo 
toda a dança se transforma em rotina 
toda a música é um mero barulho. 
Toda a chuva do céu poderia cair sobre o mar - 
Sem amor, 
nenhuma gota se transformaria em uma pérola.

Foi dito 
"A Luz de Deus brilha em 6 direções" Um grito veio da multidão: 
"Então onde está a Luz? 
Devo eu fixar meu olhar à direita ou à esquerda?" 
Foi dito: 
"Por um momento não o fixe 
nem à direita nem à esquerda".

Se você permanecer na casa de um rei 
É porque o generoso rei permitiu. 
Mas você deve se esforçar para chegar lá. 
Não seja tolo - 
O atalho para a casa do rei 
Está a milhares de milhas fora do caminho.

Para ver a Face de Deus 
Você deve mover-se rapidamente, 
escapar de todas as armadilhas, 
e ter a força para manter-se movendo. 
Ainda assim, em todos os 18 mil mundos, 
apenas um com o coração puro 
não precisa mover-se mais.

As pessoas que são tristes 
não sabem de onde vem a tristeza. 
As pessoas que são felizes, 
não sabem de onde vem a felicidade. 
As pessoas que procuram a esquerda, 
ou à direita, 
nada sabem sobre a esquerda ou direita. 
As pessoas que sempre dizem "eu e meu" 
nada sabem sobre o que é o "eu" 
nem o que é "meu".

Para aqueles que amam, 
muçulmanos, cristãos, judeus não existem. 
Para aqueles que amam, 
fé e infidelidade não existem. 
Para aqueles que amam, 
corpo, mente, coração e alma não existem. 
Por que ouvir aqueles que vêem de outra forma? 
Se eles não amam, 
seus olhos não existem.

Meu cachecol, minha capa, meu turbante - 
alguém ofereceu um níquel por eles. 
Meu nome, famoso por todo o mundo - 
Ninguém, ninguém, ninguém - 
Por um níquel ele é seu

Fazendo o que os outros me diziam, 
eu estava cego. 
Vindo quando os outros me chamavam, 
eu estava perdido. 
Então abandonei a todos 
eu mesmo, inclusive.

Então encontrei a todos, 
eu mesmo, inclusive. A alma vem apenas uma vez, 
este corpo, um milhão de vezes. 
Eu sou tudo, 
indo e vindo 
Como posso falar de outro? 
Como uma onda meu corpo está aqui e se vai, 
Preste atenção - 
um milhão de ondas, 
um só oceano.

A alma vem apenas uma vez, 
este corpo, um milhão de vezes. 
O que posso fazer? - 
Eu falo embora ninguém me ouça. 
Vejo milhares de pessoas que são eu mesmo 
Embora elas permaneçam pensando que são elas!

O amor é a manhã 
Eu, a chegada da aurora. 
O amor é a chuva, 
Eu, a primavera florescendo. 
Torne-se esse amor, 
e tudo o que queima será luz. 
Torne-se esse amor, 
e toda a noite irá brilhar.

Despedindo-se de mim ele permanece a me desejar. 
Sentando-se alegremente ele permanece a me desejar. 
Toda a minha vida eu tentei contentar aos outros, 
Contentando a mim mesmo ele permanece a me desejar.

A noite chega 
e as pessoas vão dormir 
como peixes que retornam a água. 
Quando acordam 
alguns vão trabalhar em seus empregos, 
alguns vão trabalhar em si mesmos.

Oh irmão, quem já viu 
A sol da manhã à meia-noite? 
Quem já viu um verdadeiro amante 
Misturar-se com os pretendentes do Amado? 
Você chora; "Oh, estou queimando!" 
Não chore - quem já viu 
A metade de um pãozinho queimando?

Eles dizem que você traz a palavra de Deus 
embora tudo o que ouço refere-se ao bem e o mal - 
nada sobre amor e verdade. 
Se alguém coloca um sinal onde se lê "prisão" 
Nos portões de um jardim 
Que diferença faz? - 
O jardim ainda terá flores 
A prisão ainda terá barras.

Você deseja ser sábio? - Jogue fora toda a sabedoria. 
Você quer conhecer o amor? - 
Preencha seu coração com o amor dEle. 
Até a água da vida 
sente ciúmes das lágrimas 
que correm dos olhos do Amado.

No momento em que ouvi sobre seu amor, eu pensei, 
"Para encontrar o Amado 
Preciso procurar com o corpo, mente e alma". 
Mas não - para encontrar o Amado 
você precisa tornar-se o Amado. 



Nenhum comentário: