MEDITAÇÃO


                                 






Cinco coisas que você não sabe sobre meditação


1 - Economiza neurônios
Mais foco

A pesquisadora Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein descobriu que a prática regular de meditação “economiza” neurônios porque mantém o foco em exercícios de atenção e faz com que se recrutem menos áreas cerebrais para executar as mesmas tarefas de atenção.

2 - Reduz mortes
Santo remédio

Pesquisas americanas publicadas em 2012 mostram que a prática diminui em 49% mortes por câncer, em 30% as causadas por problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por outras causas.

3 - É fácil!
Basta respirar e ter disciplina

Há várias técnicas de meditação, mas para quem quer começar e não sabe por onde, basta sentar num lugar calmo, com a coluna reta, fechar os olhos e se concentrar no ritmo da respiração. A cada dia o tempo de concentração aumenta e, aos poucos, fica mais fácil esvaziar a mente.

4 - Diminui a dor
Desconforto até 93% menor

Estudo publicado em 2011 na “Journal of Neuroscience” observou 15 voluntários que nunca tinham meditado em aulas de 20 minutos da técnica mindfullness, em que as pessoas são ensinadas a usar a respiração e desapegar de pensamentos e emoções. Uma fonte de calor foi usada para aquecer a perna direita dos participantes a 48,8°C, temperatura que causa dor depois de cinco minutos. Os pesquisadores mediram os níveis de dor dos participantes por ressonância magnética antes e depois do treino e constataram que, depois de meditar, a dor diminuiu entre 11% e 93%.

5 - Ajuda a diminuir a solidão
E aumenta o sistema imunológico

Um estudo de 2012 da Universidade Carnegie Mellon defende que a meditação diminui a solidão em pessoas de 55 a 85 anos. Voluntários nessa faixa etária, interessados em aprender técnicas de meditação foram recrutados para em aulas em grupo e práticas individuais em casa, diariamente, por 30 minutos. Os participantes eram entrevistados antes e depois das aulas e também colhiam amostras de sangue. Em oito semanas a solidão diminuiu e os exames de sangue mostraram aumento do sistema imunológico, o que diminui os riscos de doenças inflamatórias.



Vinte razões para praticar a meditação



Ainda que a pesquisa acadêmica sobre a meditação da atenção plena não seja tão robusta como, por exemplo, a alimentação ou o exercício, existe razões pelas quais tem sido parte da vidas das pessoas há milhares de anos. E estamos começando a obter uma melhor compreensão de por que parece ser benéfica em tantos aspectos da vida, para o manejo da doença e da dor, do sono e para o controle das emoções.


1. Reduz o estresse – literalmente. Uma pesquisa publicada no mês passado na revista Health Psychology, resultante do Projeto Shamatha, mostra que a meditação não está associada apenas a sentir menos estresse, como também está ligada à diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Veja a tradução deste artigo aqui.

2. Nos permite conhecer quem realmente somos. A meditação pode nos ajudar a ver além desses óculos cor de rosa quando precisamos analisar a nós mesmos de forma realmente objetiva. Um estudo publicado na revista Psychological Science, e traduzido aqui, mostra que a atenção plena pode nos ajudar a conquistar os “pontos cegos”, que podem ampliar ou diminuir as nossas próprias falhas relativas à percepção da realidade.

3. Pode melhorar o aproveitamento escolar. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, demonstraram que estudantes universitários que foram treinados em atenção plena apresentam melhor desempenho na seção de raciocínio verbal nos exames (GRE), e também sentem melhorias em sua memória de trabalho. “Nossos resultados sugerem que o cultivo da atenção plena é uma técnica eficaz para melhorar a função cognitiva, com consequências de amplo alcance”.

4. Pode ajudar as tropas militares. O Marine Corps americano está em processo de avaliar como o treinamento dm meditação da atenção plena poderia melhorar o desempenho e a capacidade dos soldados em lidar com o estresse.

5. Pode ajudar as pessoas com artrite a lidar melhor com o estresse. Um estudo de 2011 na revista Annals of Rheumatic Disease mostra que, apesar de treinamento da mente não ser capaz de ajudar a diminuir a dor de pessoas com artrite reumatóide, pode ajudar a diminuir o estresse e a fadiga. Veja mais aqui.

6. Provoca mudanças no cérebro como forma de proteção. Pesquisadores da Universidade do Oregon descobriram que o treinamento em integração corpo-mente – que é uma técnica de meditação – pode resultar em mudanças no cérebro que são capazes de proteger contra a doença mental. A prática de meditação foi relacionada com conexões de sinalização aumentadas no cérebro bem como um aumento no tecido de proteção aumentada (mielina) em torno dos axônios na região do cingular anterior do cérebro.

7. Funciona como o “botão de volume” do cérebro. Já se perguntou por que a meditação pode fazer você se sentir mais focado? É porque ajuda o cérebro a ter um melhor controle sobre o processamento da dor e das emoções, especificamente por meio do controle de ritmos alfa corticais (que desempenham um papel sobre a quais sentidos físicos as nossas mentes estarão atentas), de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, traduzido aqui.

8. Faz a música soar melhor. A meditação melhora nosso engajamento focado na música, ajudando-nos a realmente apreciar e experimentar o que estamos ouvindo, de acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music.

9. Nos ajuda mesmo quando não estamos praticando formalmente. Você não precisa estar meditando para que a prática possa beneficiar o processamento emocional do seu cérebro. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, e traduzido aqui, mostrando que a resposta da região cerebral da amígdala ao estímulo emocional é alterada por meio da meditação, e este efeito ocorre mesmo quando uma pessoa não está ativamente meditando.

10. Quatro elementos que nos ajudam de maneiras diferentes. Os benefícios da atenção plena com relação à saúde pode ser resumido a quatro elementos, de acordo com um estudo publicado na Perspectives on Psychological Science: consciência corporal, auto-conhecimento, a regulação da emoção e da regulação da atenção.

11. Pode ajudar o médico a realizar melhor o seu trabalho. Médicos, prestem atenção: a meditação pode ajudá-los a cuidar melhor de seus pacientes. Pesquisa da Universidade de Rochester Medical Center mostra que os médicos treinados em meditação são menos críticos, mais auto-conscientes e melhores ouvintes na interação com os pacientes. Veja a tradução aqui.

12. Faz de você uma pessoa melhor. Os benefícios da meditação para quem a pratica são maravilhosos. Mas também pode beneficiar as pessoas com quem interagimos, tornando-nos mais compassivos, de acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science. Pesquisadores das Univerdidades Northeastern e Harvard demonstraram que a meditação está relacionada com um comportamento mais virtuoso. Veja a tradução aqui.

13. Pode reduzir um pouco o estresse associado ao câncer. Pesquisa do Jefferson-Myrna Brind Center of Integrative Medicine mostra que a meditação, juntamente com arte-terapia, pode diminuir com sucesso os sintomas de estresse entre mulheres com câncer de mama. Além disso, os exames de imagem mostram que a meditação está ligada a mudanças cerebrais relacionadas ao estresse, emoções e recompensa.

14. Pode ajudar os idosos a se sentirem menos solitários. A solidão entre os idosos pode ser perigosa, na medida em que sabidamente eleva os riscos relacionados a uma série de doenças. Mas pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram que a meditação ajudou a diminuir esses sentimentos de solidão entre os idosos, e aumentar a sua saúde, e reduzindo a expressão de genes relacionados com a inflamação.Vejam mais aqui.

15. Pode diminuir os seus gastos com saúde. Não só a sua saúde pode se beneficiar do treinamento de meditação, mas o seu bolso também. Pesquisa publicada no American Journal of Health Promotion mostra que a prática da Meditação Transcendental está relacionada com a redução dos custos médicos anuais, em comparação com pessoas que não praticam a técnica de meditação.

16. Pode nos ajudar no inverno. A meditação da atenção plena e exercícios podem diminuir os efeitos desagradáveis de resfriados. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin constataram que as pessoas que se envolvem nessas práticas perdem menos dias de trabalho por conta de infecções respiratórias agudas, e também sentem redução na duração e na gravidade dos sintomas.

17. Reduz o risco de depressão entre as mulheres grávidas. Uma em cada cinco mulheres grávidas irão sofrer de depressão, mas aqueles que têm um elevado risco de depressão podem se beneficiar da prática ioga com plena atenção. “A pesquisa sobre o impacto da ioga plenamente atenta em mulheres grávidas é limitada, mas encorajadora”, diz o pesquisador Dr. Maria Muzik, MD, professor assistente de psiquiatria da Universidade de Michigan. “Este estudo constrói as bases para futuras pesquisas sobre como a ioga pode levar a um sentimentos positivos e de segurança em relação à gravidez.”

18. Também reduz o risco de depressão entre os adolescentes. A prática da atenção plena ensinada a adolescentes, por meio de programas escolares, pode ajudá-los a sentir menos estresse, ansiedade e depressão, segundo um estudo da Universidade de Leuven. Veja a tradução aqui.

19. Pode ajudar na perda de peso. Tentando perder alguns quilos para chegar a um peso saudável? A meditação pode ser de grande ajuda, de acordo com uma pesquisa realizada com psicólogos pela Consumer Reports e pela Associação Americana de Psicologia. O treinamento em atenção plena foi considerado uma estratégia “excelente” ou “boa” para perda de peso, por sete dos dez psicólogos envolvidos na pesquisa.

20. Ajuda você a dormir melhor. Um estudo da Universidade de Utah demonstrou que o treinamento em atenção plena, pode não só nos ajudar a controlar melhor nossas emoções, como também pode nos ajudar a dormir melhor. “As pessoas que relataram níveis mais elevados de atenção plena dizem ter melhor controle sobre suas emoções e comportamentos durante o dia. Além disso, níveis maiores de atenção foram associados com menor ativação na hora de dormir, o que pode trazer benefícios para a qualidade do sono e para a capacidade de manejar o estresse”, o pesquisador Holly Rau, disse em um comunicado.

Artigo original
Tradução Jeanne Pilli

fonte: www.equilibrando.me



A MEDITAÇÃO QUE DIMINUI A ANSIEDADE


Aprenda uma técnica de meditação que promete diminuir a ansiedade e acabar com as preocupações

Antes que seu mundo vire um caos, é preciso aprender a relaxar.
Uma das maneiras para conseguir isso é a me
ditação budista chamada Zazen, que afasta as ligações entre corpo e mente.

Ou seja, você para de julgar os pensamentos e deixa o lixo mental ir embora. Ensinamos o passo a passo para você ficar zen e mais feliz quando quiser.

Passo a passo para ficar zen:

1. Procure sentar-se da maneira mais confortável que preferir, não há uma posição ideal para a meditação, desde que ela seja confortável a você. O importante é que você fique tranquila. Se o seu corpo ficar calmo, sua mente também ficará.

2. Respire contando até 10. Assim, seus pensamentos se voltam para a respiração e você alivia o estresse diário.

3. Com a coluna ereta você pode respirar melhor. Além disso, sentar-se direito pode aumentar em até 40% o poder da sua mente.

4. Mantenha os olhos voltados para baixo. Isso irá ajudá-la a fugir dos problemas e livrar seus pensamentos do que a está preocupando. Se preferir, mantenha-os fechados.

5. Coloque uma mão em cima da outra, com as palmas para cima e os polegares unidos. Você ficará mais receptiva e aberta a energias positivas. Ou se preferir, apoie-as sobre as pernas.

6. Caso surja um pensamento, procure não analisá-lo, julgá-lo e volte a contar até 10. Ouça sua respiração. Assim, você acalma os pensamentos e esquece um pouco os problemas.

7. Para finalizar a meditação, volte a atenção ao seu corpo e respire profundamente por três vezes

Reserve alguns minutos para realizá-la, de acordo com a sua disponibilidade. 10 ou 15 minutinhos de meditação, já são capazes de gerar benefícios ao nosso organismo. 


                                


Escolha um objeto de meditação

Embora você possa escolher o uso de mantras, visualizações ou objetos externos, o mais usado - e mais facilmente acessível -
objeto de meditação é a respiração.

"Como um objeto de meditação, a respiração tem uma série de vantagens poderosas. Ele sempre pode ser acessado". Mesmo em momentos de estresse e, independentemente de onde você esteja, você sempre pode respirar. "Além do mais, o simples ato de se concentrar na respiração tem um efeito sistêmico marcante".

Quando você presta atenção à sua respiração, o seu corpo naturalmente começa a desacelerar, provocando uma cadeia de eventos fisiológicos que resultam em você ser mais calmo e relaxado. Uma vez que seu corpo se torna relaxado, será mais fácil para a sua mente.

Técnicas de meditação:

Como a sua respiração é facilmente acessível e pode ser usada como um objeto de meditação, a qualquer momento, aqui estão duas técnicas para você experimentar.

Contagem da Respiração

"A idéia aqui é a contar mentalmente cada respiração durante a expiração, normalmente por 10 respirações, antes de repetir o exercício".

Antes que você pense ser fácil, saiba que você vai encontrar todos os tipos de pensamentos que chegam, sem ser convidado, em sua mente. Não há qualquer chance de você ser tão distraído por eles, no entanto, quando você percebe que perdeu o seu objeto de meditação, simplesmente reorientar e recomeçar a contagem do 1.

Exercício: Coloque o foco de sua atenção na ponta de suas narinas, como uma sentinela, e observe o fluxo de ar que você inspira e expira. Quando expirar, contar o número "um" em sua mente, em seguida, na próxima respiração, contar "dois" e assim por diante. Não se concentrar em qualquer outra coisa, basta manter a mente focada na ponta de suas narinas.

Se você não conseguir a contagem de 10, manter o foco em sua respiração por quatro ciclos respiratórios de inspiração e expiração. Lentamente, com a prática, ir iniciando a contagem até 10. Com o tempo, o resultado de sua meditação trará mais lenta sua respiração, frequência cardíaca mais leve e um sentimento geral de calma.

Termine a sua meditação reforçando seu objetivo inicial. Por exemplo, se você começar a meditar, com o objetivo de encontrar a calma e relaxamento, simplesmente terminar a sessão afirmando que está praticando meditação com o objetivo de calma e relaxamento.

APROVEITE BEM sua meditação

A boa notícia sobre foco em sua respiração é que você pode meditar em qualquer lugar. Mas é preciso mais do que apenas saber como se concentrar em sua respiração, você tem que fazer da meditação, sua rotina diária.


"Encontrar um bom tempo do dia para meditar e ficar com esse tempo, é muito importante". Não escolha como sendo algo que você vai fazer quando você encontrar tempo. Verifique o tempo. Todos os dias. "Dez minutos todos os dias é melhor do que duas horas no fim de semana."

O ponto mais importante é fazer da meditação uma parte normal e agradável da sua vida cotidiana. Olhe para ela como um investimento de tempo que irá melhorar a sua saúde física e mental, assim como a qualidade de sua existência.

Medite para se tornar mais consciente dos muitos aspectos positivos em torno de você

Com a prática, você vai se tornar muito mais consciente e atentos durante todo o dia, não apenas quando você está meditando. O resultado será deleitando-se com os aspectos positivos em tudo o que sua vida tem a oferecer.

Tenha em mente que a meditação não produz resultados imediatos. Mas isso vai ajudá-lo a obter resultados positivos a longo prazo. Você pode estar ocupado, mas você nunca está ocupado demais para respirar e, somente quando você sintonizar a sua respiração, você vai perceber o valor de estar realmente em sintonia.


Fonte: David Michie -




Namastê!

Mahatma Gandhi


                                    
                                     O amor é a força mais sutil do mundo.
                                                 Mahatma Gandhi


 Ensaia um sorriso e oferece-o a quem não teve nenhum.
 Agarra um raio de sol e desprende-o onde houver noite.
 Descobre uma nascente e nela limpa quem vive na lama.
 Toma uma lágrima e pousa-a em quem nunca chorou.
 Ganha coragem e dá-a a quem não sabe lutar.
 Inventa a vida e conta-a a quem nada compreende.
 Enche-te de esperança e vive à sua luz.
 Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem não sabe dar.
 Vive com amor e fá-lo conhecer ao Mundo."



 Mahatma Gandhi 




Basta um único homem atingir a plenitude do amor para neutralizar o ódio de milhões.
Mahatma Ghandi





 A única revolução possível é dentro de nós
                                                                       O FRACO NUNCA PERDOA.
                                                     O PERDÃO É UMA CARACTERÍSTICA  DO FORTE 

Somos o que pensamos.
Tudo o que somos emerge de nossos pensamentos;
Com nossos pensamentos fazemos o mundo.
Fale ou aja com mente impura
e os problemas te seguirão
assim como a roda segue o boi que puxa a carroça.
Somos o que pensamos.
Tudo o que somos emerge de nossos pensamentos;
Com nossos pensamentos fazemos o mundo.
Fale ou aja com mente pura
e a felicidade te seguirá
como a sombra, invariavelmente.
Gandhi
Gandhi -
 A vaca para os hindus
Para mim, a vaca é o símbolo de todo o mundo infra-humano: ela amplia a solidariedade do homem para além de sua própria espécie - explicara o Mahatma (Gandhi) - Através da vaca, o homem é impelido a perceber sua identidade com tudo o que vive. Os antigos Ríshis escolheram a vaca para esta apoteose, por um motivo óbvio para mim. A vaca na Índia vinha a ser a melhor comparação; ela é que trazia abundância. Não só dava leite, mas tornava possível a agricultura (adubação). A vaca é um poema de compaixão; lê-se piedade esse manso animal. Ela é a segunda mãe de milhões de criaturas. Proteger a vaca significa proteger toda a muda criação de Deus. A súplica dos seres inferiores da criação é tanto mais intensa por não serem eles dotados de fala." 
(Em: Autobiografia de um Yogue, Paramahansa Yogananda)


UM PRESENTE 


Se eu pudesse deixar algum presente para você, deixaria aceso o sentimento de amor aa vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora.

Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais, para que não mais se repetissem.
Deixaria a capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria o respeito aaquilo que eh indispensável; alem do pão, o trabalho, a ação.
E quando tudo mais faltasse, para voce, eu deixaria, se pudesse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a responsabilidade e a força para encontrar a saida.
Mohandas Karamchand Gandhi - 1869-1948, India



                                                               




 A única revolução possível é dentro de nós
                                                                       O FRACO NUNCA PERDOA.
                                                     O PERDÃO É UMA CARACTERÍSTICA  DO FORTE 

Gandhi -
 A vaca para os hindus
Para mim, a vaca é o símbolo de todo o mundo infra-humano: ela amplia a solidariedade do homem para além de sua própria espécie - explicara o Mahatma (Gandhi) - Através da vaca, o homem é impelido a perceber sua identidade com tudo o que vive. Os antigos Ríshis escolheram a vaca para esta apoteose, por um motivo óbvio para mim. A vaca na Índia vinha a ser a melhor comparação; ela é que trazia abundância. Não só dava leite, mas tornava possível a agricultura (adubação). A vaca é um poema de compaixão; lê-se piedade esse manso animal. Ela é a segunda mãe de milhões de criaturas. Proteger a vaca significa proteger toda a muda criação de Deus. A súplica dos seres inferiores da criação é tanto mais intensa por não serem eles dotados de fala." 
(Em: Autobiografia de um Yogue, Paramahansa Yogananda)

                                                            
Ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes, e a não mentir para obter aplauso dos débeis.
Se não me dás dinheiro, não tires a minha felicidade; e se não me dás forças, não tires o meu raciocínio.
Se não me dás êxito, não tires a minha humildade; se não me dás dignidade não me tires a dignidade.
Ajude-me a conhecer outra face da realidade e não me deixes acusar meus adversários, apodando-os de traidores, porque não compartilham o meu critério.
Ensina-me a amar ps outros como amo a mim mesmo, e a julgar-me como faço com os outros.
Não me deixes embriagar com o êxito quando o consigo; nem a desesperar se fracasso.
Sobretudo, faz-me sempre recordar que o fracasso é a prova que antecede o êxito.
Ensina-me que a tolerância é o mais alto grau da força e que o desejo de vingança é a primeira manifestação da debilidade.
Se me despojas de dinheiro, deixa-me a esperança,
Se me despojas do êxito, deixa-me a força de vontade para poder vencer o fracasso.
Se me despojas da saúde, deixa-me a graça da fé.
Se causar dor a alguém, dê-me a força da desculpa e se alguém me causar dano, dá-me a força do perdão e da clemência.
MEU DEUS...SE EU ME ESQUECER DE TI,
TU NÃO ESQUEÇAS DE MIM.

Mahatma Gandhi


O homem é um ser falível; nunca pode ter certeza dos seus passos.

 Nem eu me arvoro em guia infalível nem me arrogo inspiração. 
Para ser guia infalível devia o homem ter coração perfeitamente inocente, incapaz de fazer o mal. Eu, por mim, não estou neste caso.


Através de todas as tributações, tenho experimentado Deus como salvador.
 Sei que a frase "Deus me salvou" tem hoje um sentido mais profundo para mim.
 E, contudo, sinto não ter ainda compreendido a significação integral; somente uma experiência mais profunda poderá ajudar-me a alcançar uma compreensão mais completa.


Adoração ou. oração não consistem em palavreado verbal.
 Surgem das profundezas do coração; "quando estamos vazios de tudo, menos do amor"; quando mantemos em perfeita harmonia todas as cordas "a sua música passa a ser vibração para além do alcance".
 A oração não necessita de palavras.




Ensaia um sorriso e oferece-o a quem não teve nenhum. 

Agarra um raio de sol e desprende-o onde houver noite.

 Descobre uma nascente e nela limpa quem vive na lama. 

Toma uma lágrima e pousa-a em quem nunca chorou. 

Ganha coragem e dá-a a quem não sabe lutar. 

Inventa a vida e conta-a a quem nada compreende.

 Enche-te de esperança e vive à sua luz.

 Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem não sabe dar. 

Vive com amor e fá-lo conhecer ao Mundo." 

 Mahatma Gandhi 

“O Amor (Ahimsâ) e a Verdade (Satya)”, os dois grandes pilares da doutrina gandhiana, estão expressos nessa seleção de frases do “Apóstolo da Não-Violência”,





Amor (Ahimsâ)

“A não-violência completa é a ausência completa de maus desejos com relação a tudo que vive. A não-violência, sob forma ativa, é a boa vontade para tudo o que vive. A não-violência sob forma ativa, é a boa vontade para tudo o que é vivo. É o amor perfeito.”

“A não-violência é a lei de nossa espécie assim como a violência é a lei do animal. O espírito no animal está em estado latente e ele não conhece outra lei senão a da força física. A dignidade do homem exige que ele obedeça a uma lei mais alta, à força do espírito.”

“O amor é a força mais poderosa que possui o mundo e, entretanto, ela é a mais humilde que se possa imaginar.”

“O amor tornar-se-ia veneno se não limitássemos, rigorosamente, pelas considerações morais.”

“Para adquirir uma força real, a não-violência deve começar com o espírito. A não-violência que abarca tão-somente o corpo e na qual o espírito não colabora, é a da fraqueza e covardia; não podemos tirar dela nenhum poder. Se mantivermos em nosso coração o ódio e a malícia, não deixando transparecer a nós mesmos que nisto há vingança, isto nos subjugará, e nos conduzirá a nossa perda. Pois a abstenção de toda a violência, unicamente física, não é nociva, mas é preciso não ter pensamentos de ódio mesmo se não pudermos desenvolver em nós o amor ativo. Todos os cantos, todos os discursos que possuem o ódio devem ser colocados num “índex”.

“O coração mais endurecido e a ignorância mais grosseira desaparecem diante do sol do sofrimento paciente e sem maldade.”

“Oponho-me à violência, pois quando ela parece produzir o bem, tal bem não tem senão resultado transitório, enquanto que o mal produzido é permanente.”





Verdade (Satya)


“O erro não se torna verdade, pois se propaga e se multiplica; a verdade não se torna erro porque ninguém a conhece.”

“Por sua própria natureza a Verdade tem a evidência em si. Desde que a desembaracemos de todas as teias arraigadas de ignorância, ela brilha com esplendor.”

“O caráter deve ter por base a ação virtuosa e esta repousa na Verdade. A Verdade é a origem e fundamento de tudo o que é bom e grande. Assim, perseguir com intrepidez e sem hesitação o ideal da Verdade e da Justiça é a luz da saúde e de todo o resto.”



A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos."
Mas creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, o perdão é mais nobre que a punição. O perdão enobrece um soldado. Mas a abstenção só é perdão quando há o poder para punir; não tem sentido quando pretende proceder de uma criatura desamparada. Um camundongo dificilmente perdoa um gato que o dilacera. Compreendo os sentimentos daqueles que clamam pela punição condigna do General Dyer e outros iguais. Haveriam de esquartejá-lo, se pudessem. Mas não creio que a Índia seja desamparada. Não me considero uma criatura desamparada. Apenas quero usar a força da Índia e a minha própria para um propósito melhor."
Mahatma Gandhi






A não-violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulA não-violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira a esvazia, toda a pressão não justificada a compromete."










"Não-violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano moral." 






"A não-violência não pode ser definida como um método passivo ou inativo. É um movimento bem mais ativo que outros que exigem o uso das armas. A verdade e a não-violência são, talvez, as forças mais ativas de que o mundo dispõe."








"Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito."









"Creio que a não-violência seja infinitamente superior à violência, e que o perdão seja bem mais viril que o castigo..."







"A não-violência, em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim, um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de um império injusto para salvar a própria honra, a própria religião, a própria alma e adiantar as premissas para a queda e a regeneração desse mesmo império."








"O método da não-violência pode parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que é o mais rápido."








"Após meio século de experiência, sei que a humanidade não pode ser libertada senão pela não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do cristianismo."ho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira a esvazia, toda a pressão não justificada a compromete."







"Não-violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano moral." 








"A não-violência não pode ser definida como um método passivo ou inativo. É um movimento bem mais ativo que outros que exigem o uso das armas. A verdade e a não-violência são, talvez, as forças mais ativas de que o mundo dispõe."





Pensamentos soltos - Gandhi


"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?." -

 Mahatma Gandhi





Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras.

Mahatma Gandhi

"Não posso imaginar uma época em que nenhum seja mais rico que o outro. mas imagino uma época em que os ricos terão vergonha de enriquecer à custa dos pobres e os pobres deixarão de invejar os ricos."

Mahatma Gandhi






"P"Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias."










"Sei, por experiência, que a castidade é fácil para quem é senhor de si mesmo." tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito."

"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos." 

 Mahatma Gandhi







O amor é a força mais sutil do mundo.
Mahatma Gandhi

"É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras."
  Mahatma Gandhi


"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?." -
 Mahatma Gandhi



"As doenças são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos."

 Mahatma Gandhi       

Ao nos depararmos com a palavra "saúde", logo nos vem à mente aquele estado de equilíbrio físico e mental que se contrapõe à condição enfermiça, patológica, desvitalizada. A saúde seria, assim, a antítese da doença; representaria a condição harmônica e integrada, de um ser.

Mas aí, desde logo, cabe a pergunta: de que ser estamos falando?

Somente cada ser individualizado é passível de gozar da saúde ou padecer da doença? Ou o corpo social, enquanto grande ser, também teria estes atributos?

Qualquer um de nós, caso se dê ao trabalho de olhar à sua volta, há de concluir pela segunda hipótese. Desde o nosso primeiro choro até o nosso último suspiro, intercambiamos informações, atividades, emoções, sentimentos, silêncios, risos, choros, pesares e desfrutes com o mundo à nossa volta. E também fazemos chegar ao mundo as nossas omissões, que repercutem, decisivamente, na teia social, como instrumento de manutenção de um “status quo” injusto e, por extensão, violento.

Somos, a um só tempo, mestres e alunos no devir universal, e isto nos torna, de modo inafastável, responsáveis pelo nosso próximo, pela comunidade que nos alberga, pela grande família humana e também pela Natureza, com a qual temos laços indissolúveis.

Portanto, parece inevitável inferir, deste quadro, que não seremos verdadeiramente sãos enquanto, ao nosso lado, se fizerem presentes e atuantes a dor, a violência e o sofrimento, derivados da injustiça. Daí o atualíssimo exemplo de Gandhi: a ação corajosa no amor e pelo amor, preocupada não como a auto-salvação, mas com a salvação de todos.

É interessante observar que a raiz etimológica do vocábulo "saúde" é a mesma da palavra "salvação", a saber: “salutem, salvus”.

Desta forma, ser são é salvar-se; mas não há como se salvar, realmente, sem empreender esforços para a salvação do corpo social que nos abraça. Isto porque, estando, este macro-corpo, enfermo, tal abraço será de morte, não de vida.

Esta salvação, em grande escala, passa pela problemática da justiça, visto que a harmonia social é a expressão do justo. E perpassa, também, o problema da violência, já que, para Gandhi, esta é "qualquer coisa que possa impedir a auto-realização individual, não apenas atrasando o progresso de uma pessoa, mas também a mantendo estagnada. Sob essa perspectiva a violência é violenta porque leva ao retrocesso".

Atraso, estagnação, retrocesso, obstaculização do processo individual como expressões da violência. Vejamos o que dados empíricos acerca de nossa saúde social nos revelam a respeito dela e, após, realizemos um cotejo entre estes números e o pensamento gandhiano:

. O Brasil é o oitavo país em desigualdade social, na frente apenas da latino-americana Guatemala e dos africanos Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia, segundo o coeficiente Gini, internacionalmente utilizado para medir a concentração de renda (Folha Online, 07/09/2005);

. Em uma hora, 1,2 mil crianças morrem, por falta de condições materiais, no mundo, o que equivale a três tsunamis por mês (Folha Online, 7/9/2005);

. O globo tem 2,1 bilhões de excluídos sociais. Esta população de excluídos vive em 60 países, que embora concentrem 35,5% da população mundial, detêm, tão somente, 11,1% de toda a riqueza produzida no mundo. Do lado oposto, 871,7 milhões de pessoas, isto é, 14,4% da população global possui 52,1% do PIB mundial, estimado em US$ 45 trilhões (livro "A exclusão no mundo", lançado na 11ª Unctad - Conferência das Nações sobre Comércio e Desenvolvimento);

. Segundo relatório do observador da ONU acerca do Direito à Alimentação, Jean Ziegler, há uma guerra de classes no Brasil, já que, para a ONU, 15 mil mortos por ano são um indicador de guerra, enquanto que, em nosso país, há cerca de 40 mil assassinatos por ano (Folha Online, 18/03/2002);

. O Brasil mantém uma "armadilha da desigualdade", segundo o BIRD (Banco Mundial), isto é, mantém elementos vitais para a perpetuação deste estado de coisas iníquo (Folha Online, 21/09/2005);

. Os conflitos armados, ocorridos no século XX, exterminaram três vezes mais pessoas do que no resto da história humana, totalizando cerca de 111 milhões de mortos.

Este é, pois, o nosso grande corpo social, infectado por diversas moléstias, capitaneadas pelo flagelo maior, o egoísmo, secundado por sua irmã-gêmea, a indiferença. A violência, assim, se consuma, na visão de Gandhi, não apenas pelo ato fisicamente hostil, mas, também, através de qualquer ação ou omissão que impeça a emergência e a consumação das potencialidades tendentes à auto-realização de alguém.

Por este viés e, tendo em vista os dados antes mencionados, a constatação é uma só: vivemos, inequivocamente, em um contexto violento. A violência, que teima em esgarçar o nosso tecido social, se materializa não somente através de tiros de revólver e golpes de faca, mas, sobretudo, pela pressão nefasta que realiza sobre cada um de nós, impedindo-nos de ser, o que podemos ser, ou em concretizar o que, em potência, já somos. E, ao fazer isso, na melhor das hipóteses nos mantém estagnados; na pior, nos faz regredir. A violência nos contém tal qual uma poça, não deixando que a água flua e encontre o Oceano da plenitude e da bem-aventurança. Aprisionada, a água se torna fétida e se conforma em habitar o pântano de nossas dúvidas que, em um perverso processo de retroalimentação, retira de nós o ânimo para agir e modificar as nossas relações e o nosso entorno. A exclusão é o modus operandi da violência no seio social; a violência, por seu turno, é a arquiteta e a força-motriz da exclusão. Uma sociedade que dificulta ou impede a auto-realização dos seus integrantes é, pois, excludente, e, por conseguinte, violenta.

Mas que assim não seja. Tenhamos a imensa coragem dos não violentos, rejeitando, de igual modo, a violência dos violentos e a omissão dos acomodados. De fato, segundo Gandhi, o melhor comportamento numa luta é a não-violência dos bravos, que sobrepuja, qualitativamente, a violência dos bravos e, obviamente, a não violência covarde.

Cultivemos, para mudar o nosso enfermiço corpo social, o maior dos poderes, que, para o Mahatma, é o poder sobre si mesmo, aquilo que pode tornar alguém imune aos que tentam exercer o poder sobre outras pessoas. E, de posse desse poder sobre si mesmo, é necessário agir aqui e agora, enfatizando a consciência e a organização em prol de uma causa justa.

Deve servir de exemplo, para todos nós, o empenho de Gandhi em favor do sarvodaya, vale dizer, a forma social na qual a melhoria do macro-corpo é alcançada, via satyagraha, com a participação de todos.

O satyagraha, que, ao lado do ahimsa - ou não violência - integra a base do pensar e do agir gandhianos, tem sido entendido como "apego incondicional à verdade". Isto porque, quanto à etimologia, o vocábulo deriva de duas palavras sânscritas, quais sejam: sat = verdade, mas, também, ser, e agraha = firmeza.

Em tempos de fundamentalismo, poder-se-ia perguntar: Mas que verdade é esta? E se eu tenho a minha verdade e o outro a dele, não haverá conflito?

Em primeiro lugar, é importante assinalar que, para Gandhi, a palavra "verdade" diz respeito a algo maior do que ditas "verdades" parciais: a verdade é a razão única da existência, pois a verdade é Deus. A verdade não é um mero atributo de Deus; Ele - Deus - é (sat) a verdade. Ora, se sat designa tanto ser, quanto verdade, e se a Verdade é Deus, tem-se que quanto mais verdadeiros somos, mais próximos estamos de Deus. Nas palavras literais do Mahatma "nós somos apenas na medida em que somos verdadeiros".

Deste modo, estar firme na Verdade é estar firme em Deus.

E o conflito, será possível e conveniente extirpá-lo da existência humana?

Cabe, a esta altura, distinguir, o mais claramente possível, conflito, de violência. O conflito tem origem em um mecanismo de sobrevivência presente em todos os seres vivos, uma assertividade em busca da segurança e do impulso para o desenvolvimento. No exercício dessa assertividade, rotineiramente podem surgir desavenças e disputas entre os antagonistas.

Entretanto, não há nenhuma relação necessária, de causa e efeito, entre o conflito e a violência; inexiste uma pulsão biológica que transmude, invariavelmente, o conflito em violência. Esta - a violência - não é um comportamento natural no mundo dos organismos vivos, a não ser como patologia. O conflito, por sua vez, nada tem a ver com matar pessoas por ganância, excluir populações para manter ou aumentar posses ou domínios, negar a alguém condições para que tal pessoa realize as suas potencialidades. O conflito nos oferece a oportunidade de reestruturar a ordem social para a construção de uma sociedade mais humana, sendo, na visão de Gandhi, uma verdadeira dádiva, uma rica oportunidade em potencial para o benefício de todos.

E por que assim é?

Porque, se duas pessoas estão em conflito, isto significa que elas estão em relação e uma relação conflituosa é melhor do que nenhuma relação. De fato, se estão em conflito, têm, elas, algo em comum, um laço, uma ligação, de modo que a incompatibilidade que as une é problema de ambas, não de apenas uma delas. Ora, um problema é um convite à solução e, desta forma, os antagonistas deverão lutar contra o antagonismo, não um contra o outro. Se conseguirem crescer com o conflito, reativarão a unidade fundamental - a condição humana - que os une. De fato, no satyagraha corretamente executado, só há vencedores.

Com efeito, o mal, para Gandhi, está na estrutura, não na pessoa que desempenha o seu papel. E qualquer um que, depois de ter tomado consciência da situação injusta, continuar desempenhando um papel na estrutura violenta, cooperando com ela, estará exercendo a violência, pois sua postura estará propiciando a manutenção desta mesma estrutura geradora de exclusão e sofrimento. Não agir contra esta estrutura também é danoso. Deve-se agir contra a injustiça e a violência, uma vez que sempre há violência estrutural a eliminar e violência direta a prevenir; à luz desta constatação, a passividade é imoral.

Mas, então, segundo Gandhi, como agir, nos conflitos, para não compactuar com uma estrutura iníqua e violenta?

Aja, aqui e agora, estabelecendo, com clareza, metas compatíveis. Veja o conflito como uma oportunidade para transformar a si mesmo e a sociedade. Aja não violentamente, cuidando de não ferir ou causar prejuízo ao seu antagonista, isto é, preserve-o. Não coopere com estruturas geradoras de exclusão social e não se omita diante de um “status quo” injusto. Esteja disposto a sacrificar-se, buscando sempre a transformação humana de si mesmo, de seu oponente e da sociedade. Veja-se como falível e seja generoso na visão do seu antagonista, jamais o coagindo, mas tentando convencê-lo, pela conversão, a abraçar a causa da justiça e da Verdade.

Por fim, que lugar deverão ocupar, neste contexto, as nossas práticas espirituais?

Em Gandhi, duas coisas coincidem: o automelhoramento (alguma espécie de poder sobre si mesmo) e um novo tipo de poder político, lastreado na autoconfiança e na descentralização. A autopurificação liga-se ao autocontrole, que, por sua vez, leva à auto-realização. Uma pessoa que exerça o autodomínio tem a energia mental necessária para, fazendo uso da persuasão, trabalhar eficazmente pelo alcance de uma sociedade melhor, na qual não haja exploração. E mais: se um só homem chegasse à plenitude do Amor, ele neutralizaria o ódio de milhões, já que, segundo Gandhi, o menor gesto de amor é mais forte que o maior gesto de ódio.

O mergulho em nosso íntimo, no mais sacro recanto do nosso ser, que nos é propiciado pelas diversas técnicas de aquietação e de alquimia interior, que as tradições legaram ao mundo, não deve nos remeter a um gozo egoístico de uma suposta bem-aventurança ególatra, mas, ao contrário, nos robustecer para que possamos agir mais valiosamente em nosso meio, visando, sempre, a superação de estruturas sociais injustas e a melhoria de todo o macro-corpo que nos envolve.

Certa vez alguém perguntou a Gandhi por que ele não se retirava para uma caverna, ao que ele respondeu: "Eu trago esta caverna dentro de mim".

Possamos nós, também, sempre ter um porto seguro no coração, a partir do qual nos lancemos, amorosa e sabiamente, ao coração do outro. Estaremos, então – nosso oponente e nós, nosso irmão e nós - construindo o Ramaraj, o Reino de Deus na Terra, aqui e agora.
II Fórum de Saúde Social, 24ª Semana Gandhi, Auditório da FAU - USP, São Paulo,

Ensaia um sorriso e oferece-o a quem não teve nenhum. 

Agarra um raio de sol e desprende-o onde houver noite.

 Descobre uma nascente e nela limpa quem vive na lama. 

Toma uma lágrima e pousa-a em quem nunca chorou. 

Ganha coragem e dá-a a quem não sabe lutar. 

Inventa a vida e conta-a a quem nada compreende.

 Enche-te de esperança e vive à sua luz.

 Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem não sabe dar. 

Vive com amor e fá-lo conhecer ao Mundo." 

 Mahatma Gandhi 







"Creio que a não-violência seja infinitamente superior à violência, e que o perdão seja bem mais viril que o castigo..."






A não-violência, em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim, um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de um império injusto para salvar a própria honra, a própria religião, a própria alma e adiantar as premissas para a queda e a regeneração desse mesmo império."







"O método da não-violência pode parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que é o mais rápido."






"Após meio século de experiência, sei que a humanidade não pode ser libertada senão pela não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do cristianismo."



Nova Aurora


                      

 Já começou a jornada,para o novo ser humano, embora não esteja ainda totalmente desperto; mas quando você vir o antigo ser humano se aproximando cada vez mais da própria sepultura, ficará fácil, para você, renunciar aos seus modos de vida,
Nascer não é o mesmo que viver; é só uma oportunidade que lhe dão para criar a vida... para criar uma vida tão bela, gloriosa e amorosa quanto você pode imaginar, quanto você pode sonhar.



Os sonhos do novo ser humano e a sua realidade serão uma coisa só, porque os sonhos dele estarão enraizados aqui na Terra. Eles trarão flores e frutos. Não serão apenas sonhos farão do mundo uma terra de sonho.




Perceba a responsabilidade. O ser humano nunca se viu diante de uma responsabilidade tão grande; a responsabilidade de renunciar a todo o passado, a apagá-lo do seu ser.




Seja Adão e Eva outra vez e deixe esta Terra ser o Jardim do Éden e então nós veremos  quem tem coragem de tirar o ser humano desse Jardim! Será o nosso jardim do Eden




Esta Terra pode ser um esplendor, uma magia, um milagre. Nossas mãos têm esse toque — o que acontece é que nunca tentamos. O homem nunca deu ao seu potencial uma chance para crescer, para florir, para atingir a plenitude, o total contentamento, para encher a Terra de flores, encher a Terra com sua fragrância. Para mim essa fragrância é a divindade.


É por isso que eu digo que o novo ser humano é a maior revolução que já aconteceu neste mundo.
Podemos passar por uma transformação total: podemos criar pessoas inocentes, pessoas amorosas, pessoas que respiram liberdade, pessoas que ajudam umas às outras a serem livres.



Podemos criar condições para que todos tenham dignidade, todos sejam respeitados — não de acordo com alguns ideais e valores, mas pelo que a pessoa é. O novo ser humano será o sal da terra.



Osho, 


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Poema da quinta meditação
O Tú,senhor,que não tens cor
 nem forma,cuja essencia é a mais pura de todas
Tù que estás dentro de nós mesmos e fora de quem nada existe,
recebe-me no teu regaço e dá-me o conhecimento divino!
O orvalho brilha sobre o lotus.
No painel do destino Deus pincela aurora de novas raças.
Abre minha petalas e mistura-te comigo...
......a gota de orvalho se perde no oceano da eternidade...
Pai,inclino-me ante o teu poder.
Sou TU MESMO ao dizer o teu nome! 
Do livro yoga para mulheres 
Chiang Sing


http://auxilioemocional.blogspot.com.br/ 
Que dos céus caiam chuvas de bençãos sobre ti,
que possas senti-las nas palmas da mão e conserva-las no
coração.
Grata por sua visita!
Nadja Feitosa